Planeie uma festa na sua própria casa!

Ninguém dispensa uma festa com diversão à mistura, isso é certo. Mas sabia que é possível tornar o seu evento épico sem gastar rios de dinheiro? Esqueça os salões de festas e o buffet contratado só para servir os convidados: tudo isso tem um custo, e nem toda a gente terá a capacidade de dispender uma quantidade elevada de dinheiro. O que não significa, claro, que a festa vá perder qualidade sem esses detalhes. Com um pouquinho de organização a sua casa pode virar o palco de uma festa eximia. Não sabe como? Basta estas seguir estas dicas simples que o sucesso é garantido:
Planeie com antecedência
O planeamento é a parte mais importante desta questão. E já que o objetivo é fazer uma festa que ninguém vai esquecer, o ideal é começar a organizar com antecedência – meses antes, se for possível. Que tal elaborar uma checklist? Assim o risco de se perder com tanta coisa para fazer reduz bastante. Anote tudo que precisa comprar, onde vai procurar cada coisa, quem vai convidar e o que achar mais necessário. Tente dividir tudo por categorias, para não se perder.
É bom lembrar que o planeamento envolve dinheiro, então veja quanto pretende gastar no evento e o que consegue comprar com esse valor. Separe uma parte para a decoração e outra para a comida. Por mais que vá preparar tudo em casa é importante saber se a quantidade é suficiente para toda a gente.
Aqui vai precisar fazer algumas contas, porque se perceber que a quantidade de comida é pequena é melhor reduzir na decoração para alimentar os convidados. Se ainda assim está complicado, a solução é chamar menos gente ou combinar que cada um leva a sua bebida, já que isso vai reduzir os custos.
Pesquise antes de comprar
Como a melhor forma de poupar é preparar tudo você mesmo, é hora de ir atrás das promoções! Por isso, pesquise bem antes de comprar qualquer coisa. No caso da decoração talvez encontre produtos mais baratos, com preços que façam valer a pena comprar.
Congele salgados e docinhos
Só porque vai preparar os pratos em casa não significa que eles tenham que ser feitos de véspera! Você sabia que salgados e docinhos podem ser congelados? Faça um planeamento semanal ou diário do que precisa preparar e, conforme os pratos forem ficando prontos, pode colocar no congelador.
Elabore uma boa playlist
Para quê contratar um DJ se você mesmo pode ser o responsável pela playlist? Se o objetivo for agradar os convidados, vale a pena perguntar o que eles gostariam de ouvir e acrescentar essas músicas entre as que você mesmo escolheu. Afinal, cada pessoa tem um estilo musical preferido. Se você gosta de rock e os seus amigos de outro estilo, o ideal é tentar encontrar um meio-termo, ou então misturar músicas dos dois estilos para diferentes momentos da festa.
Outro ponto que é preciso prestar atenção é em relação ao som. Já pensou colocar as músicas no portátil e ninguém conseguir ouvir nada? Se você não tem colunas de som, nem um amigo que possa emprestar uma, a dica é colocar as músicas a tocar numa coluna de som. Basta você ter um dispositivo móvel, e após conexão por Bluetooth, será sucesso garantido. Seja como for, é bom lembrar que encontrar uma playlist com algumas horas de música dá trabalho, então terá de a definir o quanto antes.
Teste a receita do bolo bem antes da festa
Verdade seja dita, o bolo é a única comida que todo a gente se lembra na festa. Se ele sair com baixa qualidade isso não será esquecido. E já que é você quem vai fazer tudo, que tal testar a receita antes do grande dia? Além disso, imprevistos acontecem, por isso o ideal é estar tudo bem afinado na cozinha.